quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fundação Gonçalves Lêdo adere às redes sociais da web

A Fundação Gonçalves Lêdo, entidade sem fins lucrativos e de grande atuação filantrópica, procura também através da sua atividade profissional chegar perto do público não só em atuações cívicos socias, eventos ou programas educacionais. Além do carácter social que a FGL  habitualmente tenta implementar em todas as suas iniciativas, a instituição decidiu agora acompanhar a evolução das tecnologias e passar a integrar as modernas redes sociais como o Twitter e Orkut.

O intuito é criar maior proximidade com as pessoas, mas não é só. Um dos objetivos da FGL é aumentar a visibilidade sobre as ações realizadase e transmitir maior transparência aos processos e execuções de projetos.

A Fundação Gonçalves Lêdo, ao aderir as redes sociais, entende que atualmente não se pode ficar de fora da realidade da evolução da internet no mundo, além de ser necessário acompanhar o avanço de todas as tecnologias.

“Marcar presença nas redes sociais é uma forma de criar proximidade com todas as pessoas, de nos conhecer e de nos expandirmos. Hoje em dia, já não é possível ignorar as redes sociais que têm um peso cada vez mais importante em todos os aspectos da comunicação e divulgação das nossas diversas atividades”, disse o presidente da FGL, Manoel Tavares.

Os links de acesso às redes sociais da FGL são:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fundação Gonçalves Lêdo fecha convênio com Secretaria de Estado de Saúde e fará 600 cirurgias de catarata

O tempo na fila de espera para as cirurgias de catarata irão diminuir em Brasília. A Fundação Gonçalves Lêdo fechou um convênio com a Secretaria do Estado de Saúde com o objetivo de realizar gratuitamente 600 cirurgias de catarata em pessoas já cadastradas no sistema de saúde. A instituição ainda irá realizar as avaliações oftalmológicas e exames pré operatórios, além das cirurgias.

Os procedimentos serão realizados no Hospital Oftalmológico de Brasília e contarão com todo o aparato médico de ponta, uma estrutura já existente no hospital. A Fundação Gonçalves Lêdo alugou dois centros cirurgicos e uma sala de emergência para melhor atender os pacientes.

De acordo com Sérgio Talamante, conselheiro da FGL e coordenador do projeto, um dos maiores motivos para o acerto do convênio foi o tempo de espera para a realização da cirurgia, que estava longo demais, e a capacidade de atendimento do HOB. “Existe a necessidade de reduzir o tempo de espera para a cirurgia sem gerar custos para a Secretaria e, com a estrutura e equipe do HOB, será possível realizar até 40 cirurgias por final de semana”, afirma Talamante.

A catarata é a diminuição da transparência do cristalino, uma lente localizada dentro do olho humano, importante na focalização das imagens captadas pela retina. Com a opacificação desta lente, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade. O problema está relacionado à idade porém doenças sistêmicas como o Diabetes, alterações congênitas, uso de medicamentos (cortisona), traumas e inflamações dos olhos, podem ser fatores predisponentes. Apesar de ser um procedimento simples, se não realizada a cirurgia, a catarata em seu estágio mais avançado causa cegueira.

Sintomas

Em seu estágio inicial, a catarata pode causar uma perda discreta da qualidade visual, alterando a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas.Outro sintoma comum é a diminuição da acuidade visual noturna, às vezes com certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis.


À medida que a catarata avança, a visão vai ficando progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades mais comuns tais como a leitura, o caminhar ou até assistir TV. Nos casos extremos, a queixa óbvia é a perda da visão útil. Não são raros os casos de pacientes mais idosos que sofrem quedas e fraturas sérias devido à visão prejudicada pela catarata.

Sobre a FGL

A Fundação Gonçalves Lêdo, (FGL), é uma instituição filantrópica e de fins não lucrativos, que serve desinteressadamente à comunidade, observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.

A FGL é essencialmente destinada a criar, aprimorar, preservar e transmitir conhecimentos, estando, hoje, definitivamente incorporada aos alicerces da sociedade e ao fluxo da revolução científica, tecnológica em prol dos bons costumes que vivemos, impulsionando as mudanças sociais, em aliança com governos, instituições, organizações e os setores produtivos, na busca permanente de novas fronteiras estratégicas para o Brasil.



Fundação Gonçalves Lêdo
Assessoria de imprensa
Lucas Portugal
Delta Editora / DC&M
lucasportugal@deltaeditora.com.br
(61) 3214-2914 / (11) 7037-1584
São Paulo - SP - Brasil

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lucas Portugal é destaque na Gazeta do Automóvel

Olá pessoal !!
Segue abaixo o link com a entrevista feita pelo Jornal Gazeta do Automóvel em agosto de 2007 com o Lucas Portugal. A entrevista já está arquivada em PDF nos arquivos da Delta Editora e foi publicada também no blog do Fábio Amorim, jornalista do setor automotivo. Espero que gostem.
http://acelerandoporai.blogspot.com/2007/08/destaque-gazeta-automvel-9-ago-2007.html

Grande Abraço